Mudanças de hábitos podem ser armas poderosas para reduzir os desconfortos causados pelo fim da produção hormonal. Com a dieta certa, a prática de exercícios e o uso de técnicas de relaxamento é possível minimizar os desconfortos provocados pela chegada da menopausa, segundo a nutricionista inglesa Maryon Stewart.
Em seu livro, "Vença a Menopausa sem Terapia de Reposição Hormonal" (escrito em conjunto com seu marido Dr. Alan Stewart - 424 páginas), ela apresenta os resultados práticos de uma pesquisa feita com 500 mulheres.

Quando o corpo pára de produzir o hormônio estrógeno (por volta dos 50 anos), as mulheres deixam de menstruar e ficam mais propícias a ter problemas cardíacos e descalcificação dos ossos (osteoporose). Além disso, também sofrem com ondas de calor, secura vaginal, dores de cabeça e depressão, por exemplo.
Stewart verificou que muitos desses sintomas podem ser amenizados com uma mudança na dieta e no estilo de vida - o programa proposto varia de acordo com a intensidade do problema.
O carro-chefe do tratamento são os fitoestrógenos - compostos vegetais que se transformariam em uma substância que atua no corpo de forma semelhante ao estrógeno. Esses nutrientes podem ser encontrados principalmente na soja e seus derivados, mas também existem no ginseng, no aipo, na erva-doce, nas amêndoas e nos brotos de feijão.
A dieta específica inclui ainda alimentos como as frutas, folhas e legumes, com a redução do consumo de carne, café, cigarro, açúcar, farinha de trigo e cereais refinados, álcool e chás que contêm cafeína.
A atividade física regular - três ou quatro vezes por semana - aumenta os níveis de energia, por isso é importante para combater depressão, ansiedade e insônia, elevando a auto-estima. Os exercícios musculares são a melhor escolha; porque ajudam a fortalecer os ossos e a postura.
O último ingrediente do método de Maryon Stewart é o relaxamento: se as exigências da jornada dupla já estressam as mulheres, quando a menopausa chega com suas mudanças, gera ainda mais tensão. Entre as técnicas recomendadas estão a ioga, massagens como a shiatsu e exercícios respiratórios.

Táticas de combate
Conheça algumas das recomendações de Maryon Stewart para combater sintomas específicos.

Ondas de calor - diminuir a quantidade de bebidas quentes e alcoólicas; evitar alimentos quentes e condimentados; ficar em lugares frescos nas horas mais quentes do dia; ingerir soja e derivados; tomar suplementos alimentares como vitamina E, ginseng, magnésio e óleo de prímula.
Ansiedade e insônia - seguir as mesmas recomendações do item anterior; ingerir suplementos com vitamina B; usar técnicas de relaxamento; cortar da dieta chocolate, refrigerantes tipo "cola" e grãos como trigo, aveia e cevada (lembrando que estes mesmos grãos germinados são fundamentais no tratamento natural) (*) e; fazer exercícios três ou quatro vezes por semana.
Dores de cabeça - evitar comer queijos, chocolate, picles, laranja e alimentos com fermento; não tomar bebidas alcoólicas nem chá ou café; ingerir gengibre; seguir práticas de relaxamento.
Pele ressecada e flácida - ingerir soja e derivados; usar complementos vitamínicos e minerais (melhor ainda: tomar Sucos Desintoxicantes e Luz do Sol); fazer exercícios regularmente; passar cremes hidratantes no corpo inteiro (melhor ainda as receitas Doce Limão da Aromaterapia) (*).
Secura vaginal – além das indicações acima, exercitar a musculatura pélvica; dar mais atenção às preliminares do sexo; usar lubrificantes à base de água.
Depressão - além das indicações acima, fazer exercícios aeróbicos regularmente; reservar um período do dia para relaxar e prestar atenção em si mesma.
Segundo o Dr. João Luiz de Carvalho Mattoso, ginecologista, homeopata e acupunturista responsável pela consultoria da edição brasileira do livro de Maryon Stewart, a abordagem alternativa tem valor especial para as mulheres que não podem recorrer à TRH - as que têm histórico de câncer de mama ou de útero, as que sofrem de algumas doenças circulatórios e as que têm problemas hepáticos, basicamente.


Por Ana Ban
FONTE: Doce Limão
0 Responses

Postar um comentário