O título desta matéria pode parecer similar a muitas dicas de dietas que sempre vemos por aí, não fosse por duas palavras:
reeducação alimentar.

O desafio de mandar emb
ora em pouco tempo quilos que atormentam é o sonho de muitas mulheres, e a Internet é um prato cheio para as que recorrem a fórmulas quase que milagrosas.

Em meio a tantos truques há até a simpatia que promete o corpo perfeito em uma semana, apenas colocando num copo grãos de arroz correspondentes aos quilos que se quer perder e engolindo em seguida. Outras dietas não tão supersticiosas recomendam comer somente um alimento durante toda a semana.

A nutricionista do ambulatório de Distúrbios Nutricionais da Faculdade de Medicina do ABC, Narjara Pereira Leite, alerta como essas "técnicas" podem comprometer o funcionamento do nosso organismo: "Quando falamos em dieta, precisamos ter em mente a reeducação, por isso não podemos nos privar de nenhum grupo alimentar. Cada qual desempenha um papel diferente e, na ausência de um, nosso organismo pode ficar prejudicado".


Mulheres que já travaram uma guerra contra a balança por anos, experimentaram todas as dietas e simpatias, e viram os quilos sumirem e aparecerem novamente concordam com a nutricionista: mudanças a longo prazo só são possíveis com a reeducação dos hábitos alimentares.


Marli das Graças, 50 anos, começou com o tratamento depois dos 25 e, hoje, depois de tomar remédios e fazer "todas as dietas possíveis", chegou à conclusão de que a reeducação é o que vai trazer "o corpo de volta à boa forma para nunca mais engordar". Atualmente, sem remédios e com acompanhamento clínico, eliminou dois quilos em duas semanas, num processo sem sofrimento e com saúde, que ela acredita ser o segredo para "manter o peso adequado para sempre".

Com Simone Aparecida Tofanelo, 35 anos, a decisão foi tomada mais cedo, por conta de um susto que levou: "Um médico entrou com medicamentos tarja preta para emagrecimento e quase precisei ficar internada, já que minha anemia estava muito alta. Tive também convulsão provocada, segundo alguns especialistas, pela química dos remédios".

Além de convulsões, o emagrecimento rápido demais pode ocasionar ainda mais problemas se o limite de quilos perdidos mensalmente ultrapassar 10% do peso. "Uma pessoa que pesa 60 Kg, por exemplo, deve ter uma redução de até seis quilos por mês, senão poderá ter reflexos como queda de pressão, hipoglicemia, perda de resistência, baixa imunidade e infecções", explica o endocrinologista pela Unifesp, João César Castro Soares, um dos autores do livro "Dieta Dissociada".


Em busca do bem-estar

Simone Tofanelo, depois de brincar com a saúde, optou pela reeducação e eliminou 21 quilos em oito meses. Para as pessoas que ainda não acreditam na manutenção do peso e na busca de uma vida saudável, ela deixa seu relato. "Costumo comer tudo o que sinto vontade, inclusive massas, pão doce, biscoitos, bolos, baguetes recheadas. E o melhor de tudo: jamais passei fome. Atingi meu objetivo, apesar de nem eu mesma acreditar que iria conseguir. Fui obrigada a recompor o guarda-roupa. Faço hidroginástica duas vezes por semana. Há uns três anos, comecei natação e continuo até hoje. Pratico ainda bastante caminhada. Às vezes, deixo o carro, justamente para andar, e não sinto falta de ar, como sentia antes".

Os efeitos de uma alimentação saudável vão além de uma maior disposição física: "Uma dieta de baixa caloria e um cuidado maior em ingerir alimentos ricos em fibras, e também verduras, legumes e frutas melhoram o cabelo a pele, as unhas. O próprio emagrecimento é um bem-estar geral", lembra o endocrinologista João Soares.


Comer adequadamente, não passar fome, ter disposição, chegar ao seu peso ideal e mantê-lo está ao alcance de todos.

E, para isso, a nutricionista Narjara Leite aconselha uma dieta feita sob medida. "Aquela que leva em consideração idade, sexo, peso, estatura, atividade física, hábito alimentar, situação socioeconômica. Devemos lembrar que o cardápio para redução de peso é individual. Cada organismo tem uma necessidade calórica diferente. É preciso aprender a comer, evitando sempre excessos de guloseimas, frituras, assim como longos períodos de jejum. Também é importante aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas. E sempre praticar atividade física", orienta.

Para as mulheres acima dos 40 anos, ainda são necessários outros nutrientes para manter o corpo em perfeito equilíbrio. São recomendados: o consumo de leite e derivados, para garantir a reposição do cálcio e evitar a osteoporose, o consumo de soja e castanhas, para minimizar os efeitos da menopausa, o aumento da ingestão de líquidos e a redução do consumo de doces, gorduras e frituras, para evitar ganho de peso, uma vez que o metabolismo tende a ficar mais lento nesta idade.

A atividade física também é fundamental, já que ajuda a regularizar as funções do organismo, auxilia na redução de peso, controle do colesterol, triglicérides e diabetes.


FONTE: Plena Mulher


0 Responses

Postar um comentário