A música, os sons, o silêncio, os ruídos e as vibrações fazem parte de nossas vidas desde a gestação. Imagine quantos destes estímulos estão presentes e nos causam sensações de paz, amor, segurança, medo, insegurança, pânico, tristeza e muitas outras impressões - podendo até mesmo provocar inúmeras reações instintivas.

A música e o mundo sonoro invadem diariamente nossas vidas, com ou sem permissão. Podemos ser favorecidos, mas também, sofrer danos em nosso equilíbrio.

O profissional musicoterapeuta busca utilizar todos estes elementos sonoros para trazer equilíbrio a quem se encontra em processo terapêutico de prevenção, tratamento, habilitação ou reabilitação. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Você pode seguir algumas dicas da musicoterapia no seu dia-a-dia. Confira:

  • 1 Ao acordar, o espreguiçar com bocejos sonoros faz com que sejamos inundados por substâncias benéficas como serotonina, endorfinas, etc.
  • 2 Quando possível, escute sons naturais do canto dos pássaros. Já são comuns no mercado fonográfico diversas opções de CDs musicais com estes fins.
  • 3 Na rotina diária de higiene, como no banho, o canto pode ser um elemento de ajuda à respiração, irrigação cerebral e preparação emocional positiva para um dia que se inicia. A música escolhida deve ter uma letra com mensagens encorajadoras para o que nos espera (e muitas vezes nos causa tensão e ansiedade).
  • 4 Deve-se evitar sons e ruídos altos que ultrapassam os 75 decibéis permitidos a nossa saúde. Quando não for possível, podemos nos proteger utilizando tampões de silicone de ouvido (disponíveis em farmácias ou lojas de equipamentos de proteção ao trabalhador).
  • 5 Utilize só quando necessário as buzinas de carro, pois são sons dissonantes e causam desconforto e stress em quem ouve. Inclusive em você.
  • 6 Ao se preparar para o repouso, o ideal para um maior relaxamento é, aos poucos, ir diminuindo o ritmo de seus movimentos e fala, baixando também o volume de sua voz e eliminando os ruídos e sons ambientes.
  • 7 Músicas com sons de água em volume baixo também podem ajudar a ter um repouso mais profundo.

Você merece ter qualidade de vida e é possível melhorá-la com ações simples como essas. Seja feliz e saudável utilizando as músicas e os sons como aliados.


Por Nydia Monteiro
FONTE: Personare

0 Responses

Postar um comentário